Quantcast
Channel: BLOG STUDIO ARTHUR CASAS » The city
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Escalada verde

$
0
0

Texto Luíza Costa e Milena Chieco

Mudar, tornar as cidades habitáveis e fazer do espaço público o local de encontro da população. Princípio básico do urbanismo, esquecido por décadas no crescimento desordenado da urbe brasileira, esse é o foco de jovens arquitetos, paisagistas, engenheiros e voluntários que promovem, em São Paulo, o Movimento 90º.

A iniciativa anseia espalhar, pela capital, jardins verticais em empenas cegas – paredes de prédios que não têm janelas. Segundo o diretor-executivo do movimento Guil Blanche, estas paredes “habitadas” pelas áreas verdes diminuem o barulho local, aumentam a umidade e a qualidade do ar, filtram gases poluentes e é claro, agregam uma estética muito mais agradável ao entorno.

Seu sistema, uma criação do próprio movimento, é formado por módulos impermeáveis leves que são atrelados à fachada por meio de andaimes e mão-de-obra especializada. Cada uma dessas estruturas é feita de material reciclado, como tubos de pasta de dente e embalagens de leite, forrada com camadas de tecido grosso semelhante ao feltro. Já a manutenção acontece de forma automática. A irrigação é à pilha ou elétrica – definida a partir da estrutura do prédio – e a fertilização embutida no mesmo sistema.

Essa iniciativa não é solitária. Diferentes arquitetos e paisagistas pelo Brasil e pelo mundo também se utilizam de jardins verticais para agregar os mesmo valores buscados pelo Movimento 90º. Em Madri, o CaixaForum criado pelo paisagista francês Patrick Blanc, em 2007, é emblemático. Já em São Paulo, o restaurante Kaa, concluído no mesmo ano pelo Studio, levou os jardins para o interior da construção, valorizando o bem-estar durante as refeições.

Para quem quiser conferir o trabalho do Movimento 90º é preciso ir à Rua Augusta, na região dos Jardins, em São Paulo. Lá, uma escola e em lojas adjacentes tornaram-se um respiro próximo da Avenida Paulista. Mas o desejo, para os integrantes da inciativa verde, é de “habitar com os jardins” espaços cada vez mais amplos, como os grandes edifícios da região central da cidade. Que venha essa onda verde.

Restaurane Kaa

 

Espaços comerciais com jardim vertical na Rua Augusta, em São Paulo

Projeções do Movimento 90º para jardins verticais na região do Elevado Costa e Silva

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images

Trending Articles





Latest Images